12° Ecos – A culpa é sua, e agora ?

10 de novembro de 2021 09:25

Ei, você… Não conseguiu acompanhar o 12° ECOS e gostaria de ter outra oportunidade para adquirir conhecimento?
Você pode assistir e ainda contribuir com a causa compartilhando/curtindo os vídeos!

Clique no conteúdo desejado na imagem para ser redirecionado para o nosso youtube.

O primeiro painel do 12° ECOS Contou com a participação dos convidados Roberto Zardo, Voluntário do OSB-Floripa e Nelson Akimoto, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, que junto com o Mediador Alexsandro Schu, Presidente do OSB-SC, a discussão foi sobre o papel do Cidadão na mudança que buscamos na Gestão Pública. Para haver transformação é necessário a participação.

Este painel trouxe à tona a discussão sobre assuntos como o Capitalismo Consciente, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o incentivo ao Voluntariado e a Integridade Empresarial, apresentando caminhos sobre como a Indústria pode contribuir para discussões em torno do tema Sustentabilidade levando inclusive sua experiência por meio de projetos junto às instituições do terceiro setor e aos órgãos públicos que tenham o Cidadão como foco de atuação e mudança.

Convidados: José Lourival Magri – Presidente da Câmara de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIESC e Funcionário da área de Meio Ambiente da Engie Brasil Energia, Alex Marson – Líder do Capitalismo Consciente SC e CEO da Rudolph, Leandro Farina – Presidente do Excelência SC e Gerente de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade da Irani Papel e Embalagens. Mediador: Leonardo Costa – Vice-presidente para assuntos Institucionais e de Aliança do OSB-SC.

Este painel voltado aos Empresários tem a finalidade de fazer a reflexão e tentar apontar caminhos para a pergunta: E agora Empresário? O que podemos fazer juntos? Considerando o tema do evento: “A culpa é sua, e agora?” Queremos trazer todos para essa reflexão, pensar que se a gestão pública não está como gostaríamos, deveríamos fazer nossa parte para melhorar. E nesse painel específico, tratar de como os empresários podem se envolver e apoiar as causas do controle social, da busca da transparência e melhoria da gestão pública…. qual o caminho?

Convidados: Edmilson Zanatta – CEO das Tintas Farben, Felipe Gondin – CEO da CAPME, Rita Conti – Presidente da Associação Empresarial de Brusque, Roberto Amaral – Presidente da Rede SCC. Mediador: Alexsandro Schu – Presidente do OSB-SC.

Esse Painel chamará a atenção para que as Entidades do Terceiro Setor entendam a necessidade e busquem um Profissional da Contabilidade para lhes assessorar. A gestão contábil das Entidades do Terceiro Setor precisa ser profissionalizada e bem administrada para evitar problemas futuros. Chega de assistencialismo e amadorismo, o painel vai mostrar isso. Lembrando que o Terceiro Setor está tendo muito destaque inclusive com oportunidades para captação de recursos, mas que para tal é imprescindível a documentação estar dentro das normas e padrões contábeis.

Convidados: Rúbia Albers Magalhães – Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Especialista em Planejamento Tributário e Controle de Entidades do Terceiro Setor, Tadeu Pedro Vieira – Conselheiro e Coordenador da Comissão do Programa de Voluntariado da Classe Contábil – CRC/SC. Moderadora: Daniela Zimmermann Schmitt – Contadora e Conselheira Fiscal do OSB-SC.

Esse painel apresentou a correlação entre as funções dos Vereadores/Legislativo Municipal com o combate à corrupção e a má gestão na administração pública. Assuntos como portais de transparência, leis de acesso à informação e controle social dos atos da administração serão abordados aqui.

Convidados: Dra. Lara Peplau – Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa do MP/SC, Dr. Marcos Augusto Brandalise – Promotor de Justiça titular da 2ª Promotoria de Justiça de Xanxerê. Mediador: Dr. Thiago Souza de Albuquerque – Membro do Comitê de Compliance do Sistema OSB.

Força Tarefa Cidadã é um trabalho sobre transparência pública em municípios conduzido em parceria com as Redes de Controle estaduais. Exposição do trabalho que consiste em uma avaliação da transparência pública de 2.376 munícipios em oito estados da federação, que compõem o grupo piloto do projeto. Essa avaliação feita por cidadãos capacitados por uma equipe de auditores do TCU, da Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), verifica se os municípios atendem aos ditames da Lei de Acesso à Informação (LAI) e demais normas que tratam do tema transparência pública.

Convidados: Waldemir Paulino Paschoiotto – Secretário TCU em SC e Coordenador Geral da Rede de Controle da Gestão Pública em SC, Ney da Nóbrega Ribas – Coordenador Nacional da Força Tarefa Cidadã do Sistema OSB. Mediadora: Terezinha Exterkoetter – Coordenadora do OSB-Joinville.

Será apresentado uma proposta de reformulação do Projeto de Educação Fiscal Cidadã que teve como piloto o Observatório Social de Florianópolis. Projeto estruturado para disseminação presencial e virtual nas escolas para atender a demanda de Educação Fiscal Cidadã nos vários municípios de Santa Catarina. Parceria que traz a chancela do OSB-SC.

Convidado: Diego Damiani – Secretário Executivo do Conselho Estadual de Combate à Pirataria – CECOP/SC e Coordenador de Educação Fiscal OSB-Floripa. Moderadora: Daniela Zimmermann Schmitt – Voluntária e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Fiscal Cidadã do OSB-SC.

Case com foco no acompanhamento e análise do nível da transparência e eficiência (qualidade) da aplicação (gestão) dos recursos públicos disponibilizados à Prefeitura de Blumenau no combate a pandemia do COVID-19, o projeto foi desenvolvido no período de março a junho de 2021 e consistiu na participação dos acadêmicos da UniSociesc – Campus Blumenau dos Cursos de Ciências Contábeis e Comércio Exterior em atividades de controle social do serviço público sob a orientação do Observatório Social do Brasil – Blumenau.

Convidados: Eli Teresinha Biscaro – Professora do Curso de Ciências Contábeis da Unisociesc Blumenau, Ana Paula da Silva Luz e Pollyana Ramos – Acadêmicas do Curso de Ciências Contábeis da Unisociesc Blumenau, Mauro de Castro Aniceto – Coordenador Administrativo do OSB-Blumenau. Mediador: Evandro Carlos Gevaerd – Vice-presidente de Controle e Defesa Social do OSB-SC.

O encerramento do nosso evento conta com a participação desses renomados Procuradores da República sob a mediação de Raul Groppo, e trarão à reflexão do público como cada um de nós está exercendo a sua cidadania, como poderemos participar do controle social e construir um Brasil melhor.

Convidados: Dr. Deltan Dallagnol – Procurador da República e Dra. Luciana Asper – Procuradora da República do MPDFT. Mediador: Raul Groppo – Presidente do Conselho Superior do OSB.

Na sequência o Presidente do OSB-SC, Alexsandro Schu, fará um apanhado geral do Evento, fazendo o Encerramento do 12° ECOS.participação do Presidente

ObservatórioSocial do Brasil - Santa Catarina

O OSB-SC é uma filial estadual do Sistema de Observatórios Sociais do Brasil, cuja missão institucional é de contribuir para o controle social na aplicação dos recursos públicos e para a promoção de uma sociedade ética e cidadã, por meio de práticas transparentes, democráticas e apartidárias.

Rua Fernando Machado, 73
CEP: 88010-510
Telefone: (48) 99994-2316
E-mail: santacatarina@osbrasil.org.br